CELEBRAÇÃO DE CORPUS CRISTI EM MAURITI
Os tapetes uma tradição no dia de Corpus Christi em muitas cidades do Brasil.
Como cristão e de família de origem católica: bisavós, avós, pais eram católico fervorosos, tradição que desperta em mim lembranças agradáveis: acompanhar minha avó materna às missas de domingo, participar de atos da igreja quando havia celebração nos Dantas, acompanhava minha mãe na comunhão; eram épocas de rituais singelos, procissão de Corpus Christi nas ruas próximas a igreja matriz, o cruciferário ou o vigário à frente da procissão levando a cruz processional e a comunidade acompanhando era um ato simples, em que a credulidade da época.
Novo testamento, Mateus 26:26, Jesus pegou o pão, parte-o e diz aos seus discípulos: “Peguem e comam; isto é meu corpo”. “A seguir tomou um cálice e, tendo dado graças, deu a seus discípulos dizendo: “bebei dele todos” (Mat.26;27). Segundo Mateus, Jesus firma ali a nova aliança em favor de muitos, isto é, com seu povo. Essa simbologia que envolve a comemoração de Corpus Christi, significa uma homenagem a eucaristia, se soma a outros símbolos criados e mantidos pela Igreja Católica, como composto de marketing que sensibiliza fiéis e atrai devotos. “A realização da eucaristia é uma referência à Última Ceia, realizada por Cristo com seus discípulos durante a Semana Santa, e à ordem de Cristo (conforme a simbologia citada) de consumir o pão e o vinho em sua memória. Ainda dentro da teologia católica, acredita-se que na eucaristia ocorre algo conhecido como transubstanciação, no qual os elementos (hóstia e vinho), após serem consagrados, transformam-se, em essência, na carne e no sangue de Cristo.”
Feita essas considerações, gostaria de observar que muitas paroquias no Brasil a fora, de: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, entre outros estados da federação, ornamentam suas ruas com tapetes florais, para a passagem da procissão de Corpus Christi, uma maneira de mobilizar os fiéis e envolvê-los nas cerimonias realizadas pela Igreja. Essas solenidades tem simbologias que vão construindo no imaginário do fiel laços de compromissos com sua igreja, com seu santo de devoção, reforçando sua obediência a Deus.
Dada a relevância da imagem, no mundo contemporâneo, veículo importante de comunicação entre pessoas e instituições; as manifestações de religiosidade é o canal que alimenta o respeito, a admiração e a devoção a tudo que emana da igreja.
Quando em Mauriti a procissão de Corpus Christi se realiza na tradicional ritualística de se seguir a cruz processional, de maneira burocrática, cumprindo o mesmo enredo de anos e anos passados, ela não desperta mais na juventude o sentido de participação, envolvimento e o comprometimento de então. Com o objetivo de manter e atrair fiéis, muitas paroquias mobilizam mil, até duas mil pessoas para ornamentar ruas, por onde passar o cortejo de Corpus Christi, uma maneira de sensibilizar a juventude, mobilizar famílias inteiras para uma comunhão que gera sociabilidade e empatia entre o povo de Deus.
ARTICULISTA DE COMPORTAMENTO