No último dia 15, Evandro Leitão anunciou a pré-candidatura à Prefeitura de Fortaleza. Mas ele disputa a indicação com outros quatro nomes: o ex-deputado federal Artur Bruno, o presidente do PT na capital cearense, Guilherme Sampaio, a deputada estadual Larissa Gaspar e a deputada federal Luizianne Lins.
Ao lado de Izolda Cela e da ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, Evandro Leitão foi o único pré-candidato do PT que participou do evento com Lula nesta sexta-feira, 19 Foto: Canal Lula via YouTube
A principal contenda está entre Leitão e Luizianne. O primeiro é o favorito por contar com o apoio de Camilo, principal figura política cearense neste momento, enquanto Luizianne é um quadro histórico do partido. Ela já foi prefeita de Fortaleza por dois mandatos e tem apoio na base petista.
Internamente, petistas mais ligados aos movimentos de base têm mais resistência de Leitão, um petista neófito. Uma visita de Lula ao Ceará no último dia 19 reacendeu a rivalidade. Lula visitou o Estado para assinar o decreto que cria o primeiro campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o primeiro fora de São Paulo.
Leitão foi o único pré-candidato que esteve no palco do evento com o presidente. Por meio da assessoria, Luizianne disse ter sido barrada de subir no palco em um evento “coordenado pelo ministro da Educação” e disse que foi vítima de “violência política”.
“A deputada não irá se submeter a isto novamente, pois já basta de tanta violência política contra ela, que sempre foi apoiadora do presidente Lula, mesmo quando ele estava encarcerado na PF de Curitiba”, publicou, em nota, a assessoria de Luizianne. Larissa Gaspar e Guilherme Sampaio acompanharam Lula na plateia.
O Planalto negou, em nota, que Luizianne tenha sido barrada e disse que os deputados federais do Estado foram convidados.
PUBLICIDADE
O impasse pode ser resolvido ou por um inesperado consenso entre os indicados ou até março. Caso ainda haja discordância até o prazo final, há dois mecanismos de seleção interna no partido. O primeiro é a escolha de um nome por 2/3 do diretório ou por prévias.
“Luizianne tem uma base eleitoral muito sólida em Fortaleza e isso pode ter um peso”, afirma Monalisa Soares, pesquisadora da UFC. “Resta saber se a força de Camilo será suficiente para passar por cima da dimensão da discussão interna. Não vejo que seja possível fazer uma campanha petista de êxito tão expressivo sem haver uma ponderação da candidatura de Luizianne.”
Ex-prefeita de Fortaleza em dois mandatos, Luizianne Lins é novamente pré-candidata ao pleito; deputada enfrenta favoritismo de Evandro Leitão Foto: Leonardo Prado/Câmara dos Deputados
“Essa é uma eleição muito singular. Há quatro candidaturas com potencial de disputar o segundo turno”, analisa Guilherme Sampaio, presidente do PT em Fortaleza e um dos pré-candidatos. “Mas, para além disso, temos a eleição de Lula, de Elmano, a liderança de Camilo. Tudo isso favorece o PT a vencer as eleições em Fortaleza.”
Evandro tem esperança que o grupo possa chegar a um consenso. “Penso que temos que construir uma unidade. É importante que todos saiamos unidos para essa disputa”, diz. “Não podemos ter uma desunião interna. Nossos adversários estão do lado de fora. São os bolsonaristas.”
espaço cariri