Na manhã desta quinta-feira (22), a professora e propositora do projeto de expansão dos Institutos Federais no Cariri, Eva Campos, concedeu entrevista a bancada do Espaço Cariri, na Rádio Boa Esperança. Na ocasião, a propositora explicou de fato o que é um Instituto Federal, como surgiu a ideia de expansão e confirmou, que um campus deverá ser instalado no município de Mauriti, informação essa já divulgada pelo radialista David Braga, na última quinta-feira (15).
“O instituto federal é uma rede de escolas com o ensino totalmente gratuito e ela oferece cursos em diversas modalidades, o curso médio integrado, que é aquele que a galera entra para o ensino médio e faz além dessa formação básica a formação técnica, cursos técnicos, o ensino de jovens e adultos, cursos FIC, que são cursos de formação continuada e a graduação e pós-graduação.” Disse, Eva Campos, sobre os Institutos Federais.
Sobre como surgiu a sua ideia de implantar um Instituto Federal na região do Cariri Oriental, Eva Campos disse que isso veio através de um projeto acadêmico.
“Esse projeto ele nasce lá no início dos anos 2000, quando o professor Cartaxo Melo me convidou para participar de uma pesquisa, um trabalho informal em Mauriti e aí desde aquele momento a pesquisa, uma parte dela virou o meu projeto acadêmico. Nos terminamos analisando 20 anos de políticas públicas e aí desde aquele momento surgiu a ideia de que o cariri e região precisaria de um trabalho desenvolvimentista”.
Em uma das suas falas, Eva confirmou claramente que um dos setes campus do IFCE que serão instalados no Ceará, deverá ir mesmo para o município de Mauriti.
“Em fevereiro do ano passado, o prefeito João Paulo e o vereador Roberto Simão, estiveram comigo no IFCE-Campos Crato na figura do professor Rufino, porque não é um projeto de Mauriti, mas sim um projeto do Instituto Federal do Ceará. Nos meses seguintes junto com João Paulo a gente conseguiu chegar ao deputado Guimarães, apresentando-o e registrando o projeto e em setembro o deputado Fernando Santana nos recebeu com muita atenção em seu escritório no Cariri e aí foi pela primeira vez que nos sentamos na mesa e expus a viabilidade do projeto!” Indagou a professora.
Um dos defensores do projeto do campus do IFCE no Cariri Oriental e que tem acompanhado a professora Eva Campos, nesta luta pela implantação, o vereador Jorge Henrique do partido (Podemos) ainda defende que a unidade de ensino seja compartilhada com o município de Milagres.
“Estou vereador em Milagres, filho contemplando com o título de cidadão mauritiense, onde realizei um trabalho, fico feliz, mas ainda luto por ser filho natural de Milagres por uma ramificação do instituto em Milagres, venho cobrando sempre que a gente precisa de uma divisão ou então colocar em um ponto estratégico entre Milagres e Mauriti.” Frisou o parlamentar milagrense.
Em alguns momentos da entrevista a professora Eva Campos, disse que um dos grandes articuladores que fez com que o projeto de implantação do IFCE fosse para Mauriti, foi o ex-prefeito Evanildo Simão. O anúncio oficial desta grande conquista na área educacional deverá ser feito pelo deputado federal José Nobre Guimarães, juntamente com o prefeito João Paulo Furtado em um evento que irá acontecer em Mauriti no dia 8 de março.
Radialista= David Braga