O Ceará deve receber seis novos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), dois deles em Fortaleza. Os municípios de Campos Sales, Lavras da Mangabeira, Cascavel e Mauriti no Cariri Oriental devem receber um novo campus cada.
A informação já divulgada pela bancada do programa Espaço Cariri, de que Mauriti seria contemplado com um Campus do IFCE foi consumada nesta terça-feira, 27, pelo líder do governo Lula na Câmara, o deputado federal José Guimarães.
Com o anúncio de que um dos Campus do IFCE será mesmo implantado em Mauriti, fica evidenciado o grande poderio político que o município detém em comparação a outros municípios como o de Milagres, haja vista, o projeto ter sido entregue ao prefeito Cícero Figueiredo pelas próprias mãos da propositora, Eva Campos, que enxergava Milagres como um ponto estratégico para a implantação da instituição de ensino.
A propositora do projeto de expansão dos IFCE no Cariri, Eva Campos, além de ter repassado o projeto para o gestor milagrense também repassou ao prefeito de Mauriti, João Paulo Furtado, na qual, contou com o apoio do ex-prefeito Evanildo Simão, que articulou várias reuniões que envolveu a propositora do projeto, o gestor mauritiense, os deputados federal e estadual José Guimarães e Fernando Santana, que de pronto atenderam o pedido das lideranças políticas do município.
Com mais esse feito, Mauriti novamente demonstra ter muito mais força política de que o Município de Milagres, basta ver o número de conquistas advindas do estado que já foram destinadas para o município mauritiense, exemplo disso é o próprio Campos do IFCE, que foi anunciado e a Base do Raio, que já foi entregue pelo o governo do estado.
Se fizermos um comparativo entre Cícero Figueiredo e João Paulo ambos sairiam empatados em relação a estratégia e apoios políticos: Ambos são do mesmo partido, ambos tem ampla maioria nas câmaras municipais e ambos tem o apoio dos deputados Guimarães, Fernando Santana, do presidente Lula, do Ministro Camilo e do governador Elmano, mas a pergunta que deixa os milagrenses com muitas dúvidas é saber o que realmente falta para o município de Milagres ter um protagonismo político assim como Mauriti?, Até porque, Milagres é a porta de entrada da nossa região e fica do lado BR-116
Radialista= David Braga