A PRÉ-CAMPANHA 2024, em Mauriti, tem andado em marcha lenta, sobretudo, se se considerar a maneira como se comporta o pré-candidato da oposição, Welingtonnovaonda: visitas rápidas a distritos, regimes de engorda em cafés da manhã e desfiles com seus camisas brancas em eventos. Nenhuma atitude em relação as administrações municipais anteriores, ou proposta governamental.
O partido dos NOVA ONDA tem como simbologia as camisas brancas, como não se tem conhecimento da motivação de tal escolha, vou fazer uma síntese do uso da cor branca por alguns grupos: a seleção brasileira usou camisa branca nos campeonatos sul americano de 1919, 1922, 1949, até 1950, quando foi derrotada pelo Uruguai; a KU KLUX KLAN, como símbolo de purificação racial; o Candomblé e a Umbanda como símbolo de pureza e limpeza dos orixás; na liturgia católica as filhas de Maria se vestem de branco como representação da paz, pureza e a ressurreição de Cristo.
Um camisa branca me falou que o Nova Onda tem bons planos para Mauriti; procurei identificar em suas falas ou de seus seguidores alguma proposta setorial: saúde, educação, agricultura, infraestrutura, etc. que venha compor seu plano de desenvolvimento para o município. Não encontrei qualquer proposta substancial voltada para o desenvolvimento de nosso território. Com uma exceção: pequeno trecho, de uma entrevista ao radialista DAVID BRAGA, em que o pré-candidato diz: “Politicamente, tenho ao meu lado um grupo de pessoas que pensam como eu, que querem investir e empreender em nosso querido município de Mauriti”. Ou “eu tenho uma identidade com a iniciativa privada e com o comércio. Assim como eu venci na vida, quero que as pessoas possam trilhar o mesmo caminho, com honestidade e com independência”. Enxugue-se o pronunciamento do pré-candidato e chegamos à conclusão que tudo isso não significa nada, não traduz nada sobre uma disputa eleitoral e muito menos sobre uma proposta de governo.
Para finalizar, como se trata de um candidato empresário, como ele mesmo a lardeia, em marketing de negócio diz um de seus mandamentos: “NÃO DÊ MOLEZA AOS SEUS CONCORRENTES”. Isto quer dizer, ficar atento a todas as movimentações de seus concorrentes específicos, reagindo à altura e preferencialmente se antecipando. Em política é avançar nas propostas, identificar erros do adversário, deixando claro em que lado se está situado.
FRANCISCO CARTAXO MELO
Professor da UECE e economista/Analista de Planejamento/orçamento Seplag/Iplance. APOSENTADO